Certas PalavrasPublicação de Marco Neves sobre línguas e outras viagens

Doze Segredos da Língua Portuguesa


O livro Doze Segredos da Língua Portuguesa foi escrito para quem se preocupa com o português e, ao mesmo tempo, não quer ficar preso a mitos e ideias-feitas sobre a língua.

  • Sabia que andam a circular por aí erros que não são erros?
  • Sabia que as crianças precisam de muitas pa­lavras para crescer bem?
  • Sabia que há uma relação entre o acordo orto­gráfico e a guerra na Ucrânia?
  • Sabia que a palavra «saudade» não é impossí­vel de traduzir?
  • Sabia que todos os portugueses têm sotaque?
  • Sabia que o português e o galego estão tão próximos que, às vezes, se confundem?
  • Sabia que os palavrões fazem bem (mas não convém abusar)?

Boa leitura!

«Um livro que constitui uma novidade no contexto das muitas publicações respeitantes ao uso da língua portuguesa. Na verdade, Marco Neves afasta-se do tradicional discurso censório e até inquisitorial sobre gramática e norma, para, em contacto com a história e com a atualidade, apresentar uma língua portuguesa dinâmica, falada por indivíduos e comunidades capazes de descobrir criticamente a sua identidade e viver sem medo de inovações nem influências exteriores.» — Carlos Rocha, Ciberdúvidas

«Marco Neves explica-nos, em linguagem muito directa, muito confrontadora, e por isso muito estimulante, como o idioma funciona, como os mitos à volta dele se desenvolveram, como há, nestas matérias, sempre uma surpresa onde julgávamos já tudo dito.» — Fernando Venâncio, no Prefácio.

Preencha o formulário abaixo e será contactado com os dados de pagamento por transferência bancária. Os dados serão usados apenas para esta compra em particular. O valor do livro é €13,95 (inclui 10% de desconto) e o livro será enviado pelo correio para casa.

 

O que dizem os leitores?

«E a escrita… a escrita é um encanto, fluida, ágil, com aquele tom certo entre o pessoal e o formativo, com humor q.b. e uma ponta de indignação quando é necessário.» — Ana C. B., Gene de Traça.

«E depois, claro, há a escrita em si, que, muito longe do tom mortalmente sério de alguns livros mais académicos, torna a leitura mais leve e a assimilação das ideias mais fácil e divertida. Aliás, há exemplos ao longo do texto que, além de facilmente arrancarem uma gargalhada, tornam mais fácil, pelas suas peculiaridades, assimilar a ideia que lhes está associada. Com uma perspectiva mais aberta, um conjunto de ideias e de exemplos muitíssimo interessantes e um olhar cativante sobre a história (e os hábitos) da língua portuguesa, a impressão que fica é, pois, a de um livro diferente e com o qual se pode aprender muito. Vale, por isso, muito a pena conhecer estes Doze Segredos da Língua Portuguesa.» — Carla Ribeiro, As Leituras do Corvo

Autor
Marco Neves

Tradutor na Eurologos, professor na Universidade Nova de Lisboa e autor da Gramática para Todos.

Certas Palavras
Blogs do Ano - Nomeado Política, Educação e Economia