Ora, hoje tenho a segunda apresentação do livro Doze Segredos da Língua Portuguesa, na terra onde nasci.
A apresentação é feita por convite da Câmara Municipal de Peniche, no Auditório do Edifício Cultural, às 21h30. O livro será apresentado pelo prof. José Monteiro, da Escola Secundária de Peniche. Estão todos convidados.
Agora, não se enganem com a imagem: não é preciso ir de barco. Mas a verdade é que a cidade de Peniche inclui as Berlengas e há poucos pontos da costa portuguesa tão fotogénicos…
O meu amigo Luís (autor duma obra secreta que refiro no livro) andou a passear por Peniche há uns anos. Por razões meteorológicas, nunca conseguiu ver essas ilhas encantadas e ainda hoje às vezes me diz que as Berlengas são como a Atlântida: não existem… Um dia ainda o hei-de levar lá — a ele e aos outros meus amigos, para sabermos todos como é pôr os pés numa ilha mitológica (pronto, são mitologias privadas, mas também contam).
Bem, fora de histórias, apareçam hoje à noite. Mesmo se estiverem longe, vale a pena passear por Peniche, para ver ilhas, praias — e ouvir falar dos segredos da língua.
ADENDA
Aqui ficam algumas fotos do evento (as duas primeiras foram tiradas por Carlos Almeida e as duas últimas pela Zélia). Muito obrigado a todos os que estiveram presentes e à Câmara pelo convite. Foi uma sessão muito calorosa, que me deixou muito feliz.