Certas PalavrasPublicação de Marco Neves sobre línguas e outras viagens

Palavras que o Português Deu ao Mundo

FNAC | Bertrand | Almedina | Wook

Esta é uma extraordinária volta ao mundo à procura das palavras que lhe demos. Encontramo-las no inglês, num fruto na Roménia, numa livraria em Nairobi, nas Maldivas, na boca dos árabes e dos japoneses… e em tantos outros lugares incríveis! O português é uma língua de que há ecos nos quatro cantos do mundo. Para lá dos seus falantes, muitos povos usam palavras de origem portuguesa sem o saberem.

E o leitor? Sabia que é correcto escrever «porfabor» na ilha de Curaçau? E que a palavra japonesa para botão é ボタン (botan)? Há quanto tempo não faz uma viagem? Aqui tem o passaporte para embarcar numa das maiores aventuras da sua vida, uma viagem na gloriosa companhia da nossa língua, à descoberta das culturas, dos povos e dos idiomas com que nos cruzámos na descoberta de novos mundos.

Faremos muitos desvios, descobertas, divagações… Havemos de encontrar palavras que demos ao mundo — mas também palavras que o mundo nos deu, palavras que pertencem a outras línguas, palavras que andam a viajar e a mudar pelos séculos fora. Vamos até, com a ajuda da imaginação, viajar pelo tempo. Este é também um livro de aventuras!

«Um brilhante ensaio, não só sobre a origem de muitas palavras e a sua difusão e transmutação pelo globo, como a reafirmação de que as línguas são corpos vivos que rejeitam espartilhos artificiais e impõem a sua lei para lá das conveniências, políticas ou outras. (…) A isso se chama Cultura, com C bem grande.» — Nuno Pacheco, Público

«Oferece ao leitor uma viagem à história de muitas palavras numa prosa solta e cativante que abandona o registo sério e formal dos seculares compêndios etimológicos feitos por e para especialistas e investigadores, sem, contudo, abdicar da seriedade e do rigor. (…) Estamos, portanto, perante uma obra que convida a muitas leituras.» — Carla Marques, Ciberdúvidas

Os capítulos do livro

Título: Palavras que o Português Deu ao Mundo
Autor: Marco Neves
Editora: Guerra e Paz
Ano: 2019
Páginas: 240
Preço: €15,90

O livro está nas livrarias desde 6 de Março. Se, no entanto, desejar receber um exemplar em casa, sem custos de envio e com um autógrafo, pode encomendá-lo nesta página. Obrigado!

Autor
Marco Neves

Tradutor na Eurologos, professor na Universidade Nova de Lisboa e autor da Gramática para Todos.

Certas Palavras
Blogs do Ano - Nomeado Política, Educação e Economia