Certas PalavrasMarco Neves | Línguas e outras viagens

As vacas que falam espanhol

cows-1404348_640

As férias são uma boa oportunidade para aprender umas palavras novas, não acham? A passar uns dias em Espanha, a Zélia e eu tentámos ensinar ao Simão umas quantas palavras castelhanas: «gracias» e outros que tais.

Ele dizia que não queria saber nada disso. Eles que falem português! Pois imaginem só que, como que a gozar com as ideias-feitas dos portugueses, o empregado de mesa espanhol que na altura nos estava a servir riu-se e disse: «Obrigado!» A Zélia e eu ficámos sem palavras…

Dias depois, à beira da piscina, o Simão lá deixou de insistir para que os espanhóis aprendessem todos a nossa língua e veio-nos perguntar como se diz «trocar» — porque queria trocar um brinquedo com um outro menino. Pouco depois, estava a brincar com mais não sei quantas crianças, a rirem-se todos numa guerra de pistolas de água, com as palavras todas misturadas. Ah, pois é: isto das línguas vai assim, com os contactos reais entre pessoas, não é verdade?

As férias passaram. Chegou o dia de voltar. No caminho para cá, dissemos-lhe que dali a um bocado entraríamos em Portugal e aí já as pessoas já falavam português.

Ele ficou entusiasmado e, qual burro do Shrek a perguntar se já chegámos ao Reino Bué Bué Longe, ia insistindo: aqui ainda falam espanhol? E aqui? E aqui? Nós íamos pacientemente a dizer que sim.

Depois, calou-se. Ficou a olhar para a paisagem andaluza. Até que vê uns simpáticos bovinos e dispara, sem aviso: «E aquelas vacas, falam espanhol?»

Receba novos artigos

Autor
Marco Neves

Tradutor na Eurologos, professor na Universidade Nova de Lisboa e autor da Gramática para Todos.

Comentar

1 comentário
  • Os franceses, quando alguém não fala bem a sua língua, dizem que fala como uma vaca espanhola. Deu certo o rapaz! 😉

Certas Palavras
Blogs do Ano - Nomeado Política, Educação e Economia