Vamos da matemática à botânica, passando pelos morcegos, pelo mar, pela alimentação — e pelas fadas dos dentes…
Hoje deixo-lhe o último capítulo do livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, que a Guerra e Paz publicou em 2018.
As palavras que usamos têm histórias riquíssimas. Algumas vieram de muito longe, há muito tempo — e todas, novas e antigas, vão mudando gradualmente com a passagem dos séculos. Neste mês de Dezembro, vamos à procura da origem da palavra «Natal» (com...
Se nos transportarmos até à Jerusalém do princípio do primeiro milénio, aterraremos numa cidade que é parte do Império Romano. Que línguas se falariam lá?
Serão as línguas de povos sem escrita mais simples do que as línguas com padrão escrito? É fácil pensar que sim — só que não é o que encontramos na realidade.
A palavra «golo», na verdade, são duas palavras — com duas origens bem diferentes.
Os livros são mais que textos: são objectos, com volume e peso — e ainda bem (menos quando temos de mudar de casa). Ora, estes objectos pesados e poeirentos são, entre muitas outras coisas, uma espécie de âncora das nossas memórias.
Nos últimos tempos, começámos a ouvir um novo nome de país: Chéquia. Que é feito da velha República Checa?
A situação linguística da Ucrânia é complexa. Serguéi Lúnin, historiador ucraniano de língua materna russa, explica-nos como evoluíram as línguas ao longo dos séculos e, com elas, a História do seu país.
No dia em que o Brasil faz 200 anos, falamos sobre o português de cá e de lá (e ainda damos um saltinho à origem da língua).