Certas PalavrasPágina de Marco Neves sobre línguas e outras viagens

Els Caganers: a mais estranha tradição de Natal da Catalunha

mercadillo-navideno-caganer-independentista

Se quem me lê por aqui não estivesse já habituado a uma ou outra incursão pelas tradições da bela Catalunha, poderia achar que este artigo é uma provocação gratuita.

Mas, não. Eu gosto genuinamente da Catalunha! Sou tradutor de catalão! (Este fim-de-semana, por exemplo, tenho entre mãos documentos jurídicos de Andorra nessa língua. É por isso que preciso de escrever artigos destes… Para não dar em maluco.)

Pois, assim, deixem-me apresentar-vos a mais curiosa e estrambólica tradição natalícia: Els Caganers.

Em bom português (tapem os ouvidos às crianças): Os Cagões.

São figuras que se põem ali ao pé do presépio, mas que não estão a adorar o Menino, por uma razão muito simples: o estábulo não tinha boas instalações sanitárias e, assim, há que improvisar.

Ninguém escapa, dos génios da Física aos magos da bola:

E, em dia de eleições…

Que possível simbologia terão estes bonecos muito escatológicos? Segundo a Enciclopèdia Catalana, o caganer enriquece a terra e proporciona prosperidade para o ano que vem aí. Ou, em catalão:

Figura popular del pessebre en actitud de fer de cos. Amb la seva acció enriqueix la terra i proporciona prosperitat per a l’any que ve. El caganer aparegué als pessebres catalans al final del segle XVII, però no es popularitzà fins el segle XIX.

Enfim, foi a lição de cultura catalã do dia. Para quem acha que o Natal anda muito coca-colaficado, tem aqui uma boa opção para decorar a casa e chocar os familiares durante a consoada. Será um Natal diferente…

RECEBA OS PRÓXIMOS ARTIGOS
Autor
Marco Neves

Professor na NOVA FCSH. Autor de livros sobre línguas e tradução. Fundador da Eurologos.

Comentar

1 comentário
  • Olá Marco, sigo os seus artigos desde há muito tempo. Sou de Alacant e como de certeza sabe falamos por cá catalão. Gosto muito quando fala de Portugal, o catalão e da Catalunha, já que é a minha língua e termos uma cultura e identidade parescida. Continua a escrever artigos assim, e se quiser ajuda pode-me perguntar. Abraços e boas festas.

Certas Palavras

Arquivo

Blogs do Ano - Nomeado Política, Educação e Economia